Escassez de terrenos em Belo Horizonte impulsiona expansão imobiliária em Nova Lima
14/10/2024 - Mercado Imobiliário Nova Lima

Enquanto Belo Horizonte registra queda nos números de comercialização de lotes, o município de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem atraído a atenção de algumas construtoras mineiras.
De acordo com o levantamento Data Secovi, houve reduções consecutivas superiores a 20% na compra de terrenos em Belo Horizonte nos últimos dois anos. A tendência deve se manter até dezembro.
A capital mineira registrou 253 lotes comercializados ao longo do primeiro semestre deste ano, segundo a pesquisa, realizada pela Câmara do Mercado Imobiliário e pelo Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG).
Para o gerente de novos negócios do Grupo EPO, Guilherme Teixeira, o plano diretor da Capital e a dificuldade de encontrar bons terrenos em Belo Horizonte contribuíram para impulsionar os negócios imobiliários na cidade vizinha.
“A tendência de escapar do elevado valor dos terrenos nas centralidades de Belo Horizonte e a dificuldade de estabelecer negócios imobiliários com os terrenistas da Capital têm influenciado fortemente a busca por Nova Lima. É uma realidade de todas as incorporadoras”, destaca.
Para se ter uma ideia, ao considerar apenas os bairros Vila da Serra, Vale do Sereno e Vale dos Cristais, a Prefeitura de Nova Lima registrou um aumento de R$ 3 milhões na arrecadação de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) entre 2020 e 2023.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/escassez-terrenos-belo-horizonte-impulsiona-expansao-imobiliaria-nova-lima/
Outras Notícias

Preço do imóvel residencial no Brasil tem maior alta em 11 anos
A variação mensal dos preços de imóveis residenciais em dezembro, apurada pelo Índice FipeZap, foi de alta de 0,6...